Caminhada: potencializando seu efeito emagrecedor.
Aprendendo a caminhar com efeito e motivação.
Se você já deixou de acreditar em dietas malucas, aqui vai uma combinação poderosa que tem tudo para funcionar: reeducação alimentar associada a caminhadas leves e regulares. Com esses dois novos hábitos dá para emagrecer e melhorar a saúde.
Cientistas comprovaram que quem caminha com frequência emagrece 25 vezes mais do que quem não realiza essa prática. Além disso, com uma voltinha diária pelo seu bairro é possível ainda prevenir o diabetes! E então, está esperando o que para dar o primeiro passo?
Emagreça em 5 etapas
Siga as instruções, você verá que irá conseguir desta vez!
Primeiro: Caminhe na hora certa
Um estudo japonês comprovou que andar cerca de 30 minutos após o jantar provoca uma perda de peso duas vezes maior do que caminhar de estômago vazio. Passear a essa hora reduz os níveis de açúcar no sangue e a gordura corporal.
Segundo: Tenha um lápis à mão
Você já deve ter lido que fazer um diário alimentar ajuda a emagrecer. Mas um estudo da Universidade de Pittsburgh afirmou que manter um diário de caminhada faz você obter os mesmos resultados do diário alimentar. Anote a frequência, a distância e como foi seu passeio todo dia. E atualize os dois diários!
Terceiro: Tome um pouco de ar
Estudos recentes comprovam que caminhar ao ar livre emagrece mais do que em local fechado. Esqueça a esteira e dê uma volta pela vizinhança ou no parque. Ar fresco renova a energia!
Quarto: Crie um objetivo
Durante o passeio, observe um local de longe e corra até lá. Ao chegar, volte a caminhar de forma lenta. Escolha um novo “alvo” e corra até lá. Siga essa técnica até completar 30 minutos. Um estudo australiano mostrou que mulheres que realizam esse intervalo de corrida perdem três vezes mais peso do que as que andam numa mesma frequência durante todo o passeio.
Quinto: Mantenha o foco
Um estudo mostrou que mulheres mais velhas com dificuldade de perder peso conseguiram emagrecer 25 vezes mais com uma dieta específica combinada à caminhada. Esse programa indica andar 30 minutos e comer 1.400 calorias por dia. Isso a fará se sentir mais jovem, com energia e mais magra!
Quatro dicas que potencializam a dieta
1. Se esforce!
Se você não tem tempo de andar todos os dias, tente se exercitar pelo menos uma ou duas vezes por semana. E não se esqueça: some essa caminhada a, no mínimo, três dos cinco truques citados acima.
2. Coma proteína
Tente introduzir proteínas (carnes) em todas as refeições. Segundo cientistas, esse alimento protege os músculos durante o emagrecimento.
3. Diminua a gordura ruim
Evite as fontes de gordura ruim, como óleo hidrogenado e carne marmorizada (aquela com partes brancas, cheia de gordura). Troque por alimentos que estimulem o metabolismo, como nozes e azeite de oliva.
4. Conte calorias!
Mantenha o consumo de um número diário de calorias durante toda a dieta. Com esse plano fica mais fácil obter resultados satisfatórios no fim do mês.
Agora queremos dizer que nenhuma caminhada será prazerosa se…
Ame seus pés, eles se comunicam com o restante do corpo…
Quem corre ou caminha de verdade sabe que ter pés de corredor não é um elogio. Fazer esporte é ótimo para o corpo e para a mente, mas é preciso cuidar da saúde dos pés: calos, unhas fracas e bolhas são alguns dos problemas que todo corredor habitual enfrenta.
Veja alguns cuidados sugeridos, para manter os pés e as unhas saudáveis, mesmo com a corrida ou caminhada de todos os dias.
Pés de corredor: como cuidar
Os principais cuidados que os corredores precisam adotar com as unhas dos pés é sempre manter as unhas aparadas, com atenção para não cortar demais, pois tendem a doer com o impacto e o atrito com o tênis. Hidratar os pés também é fundamental.
Não faça corridas longas com tênis novos. Procure se adaptar a eles dias antes com caminhadas para não sofrer com bolhas.
Meias e tênis
As meias devem ser de algodão para absorver melhor o suor e sem costuras nem elásticos muito apertados para não causar traumas, bolhas e má circulação. É importante se certificar que os tênis se encaixam corretamente, sejam confortáveis e apropriados para caminhada ou corrida e tenham amortecedores. É recomendável escolher um tamanho acima do tamanho do seu calçado habitual.
Unhas
A função das unhas é proteger e defender as extremidades dos dedos de fatores externos. Na prática da corrida, o que acontece é que os tênis, alguns inflexíveis, velhos ou apertados, esfregam a unha e a traumatizam, separando-a do leito ungueal (lugar que a unha cresce). Exemplificando, seria como um martelo batendo repetidas vezes em um prego.
Se você estiver com unhas muito vermelhas ou arroxeadas, é importante mergulhar os pés em água gelada. Não puxe nem arranque a unha, deixe-a cair sozinha. É importante não a cortar nem a perfurar, pois o furo pode contaminar e infeccionar.
Pode ser que a unha nova cresça mais grossa ou até com micose, portanto, nesse intervalo entre a queda e o crescimento de uma nova unha procure um podólogo ou dermatologista para auxiliar no processo de recuperação. Um creme fortalecedor também pode ajudar.
Cuidados pós-caminhadas ou corridas
Após uma caminhada ou uma corrida, para aliviar possíveis desconfortos, o primeiro passo é tirar tênis e meias, calçar chinelos e deixar os pés relaxarem. Ao chegar em casa, mergulhe os pés num recipiente com água gelada ou coloque uma tolha molhada com água gelada envolvendo os pés e tornozelos por 20 minutos.
Faça massagens circulares com creme hidratante e, se estiver muito cansado, deite e deixe seus pés elevados.
Calos e bolhas
A bolha surge com o atrito entre pés, meias, tênis e solo. É mais comum em regiões em que o osso está saliente, como nos calcanhares e no dedinho. Ela se forma quando uma camada de pele se descola (por causa da fricção) e o local fica cheio de líquido, geralmente incolor. Se o atrito for muito forte, a pele se descola de vez e forma-se a bolha. Se o atrito for leve, mas repetido, forma-se o calo.
Aplicar vaselina antes de calçar os tênis é a solução para os pés não se encherem de bolhas durante a corrida. É importante que o tênis tenha o tamanho adequado, deixando os dedos livres, sem apertar. Outra saída é o uso de palmilhas personalizadas, cuja tecnologia traz diversos benefícios.
Se as bolhas já estiverem castigando os seus pés, faça um pequeno furo lateral com uma agulha esterilizada, expulsando o líquido. Em seguida, aplique uma pomada antibiótica e cubra com um curativo.
Afinal Saúde tem receita!
Nós da Boa Forma e +Saúde esperamos por você, volte aqui depois e nos conte a sua experiência.
Sucesso!
Deixe um comentário